Vivenciar o GP de Mônaco plenamente sem falir, esse é o propósito do texto abaixo, ajudar quem pretende ir num dos fins de semana mais caros da Fórmula 1, no pedaço de terra mais abastado do planeta, gastando não mais que o suficiente. Se você chegou até aqui, já deve estar se debatendo com a escassez de informações sobre o evento, tanto em português quanto em inglês.
Se você curte fotografia ou está pensando em comprar uma câmera para aproveitar a viagem, ao final adiciono sugestão de equipamento custo baixo para tirar fotos como essa aqui (lado ou acima), que fiz do Sergio Perez (Red Bull).
Dica de extensão para a viagem? Tem também, pois o principado de Mônaco fica entre Itália e França, sendo assim, duvido muito que você não inclua um dos dois países antes ou depois da corrida mais clássica do automobilismo (sim, mais que Le Mans, Indianapolis, Monza ou Silverstone).
Mônaco
F1
Hospedagem
Se você possui grana pra ficar em Mônaco, esse parágrafo é dispensável, mas se como muitos o seu interesse é custo-benefício, então seu dormitório precisa ser Nice (FRA). Outras cidades intermediárias e mais próximas podem ser tentadoras, mas NICE é uma das cidades mais interessantes da região, muito maior do que parece (>300.000 habitantes), cheia de surpresas, lindíssima e que representa muito bem a cultura do mar mediterrâneo, ficando a apenas 25min de trem tanto de Mônaco quanto de Cannes (FRA). Se o final de semana como de costume, ocorrer junto a quinzena do Festival de Cannes, vale a pena a passada, entre 16h30 e 18h de cada dia acontece o tapete vermelho, se chegar até umas 17h da pra chegar pertinho, só entrar na fila da revista de segurança.
As opções mais comuns para hospedagem em Nice são apartamentos, via Airbnb ou Booking. Dê preferência a bairros não distantes da orla, e (muito importante), fique de olho nos comentários sobre limpeza do ambiente, na Europa é normal não darem tanta importância para higiene, e quando se fica na casa/ap de alguém, sem serviço de quarto, o cuidado com roupa de cama, toalhas, louça e embaixo dos móveis pode assustar um pouco, mesmo nas melhores notas. Os imóveis costumam ser bem antigos, e a região é de férias, praia, com movimento concentrado próximo ao verão, muitas vezes ficando fechados, mofando, ou o oposto, sendo habitado por famílias nos meses frios e desocupados provisoriamente para o fim de semana da F1+Festival Cannes, sem tanto cuidado.
Deslocamento
É comum nas cidades europeias a opção de passagens integradas, com ônibus, trem e bonde inclusos. Em Nice não é diferente, nas estações existem máquinas automáticas onde se pode comprar passagens únicas ou passe pro dia. Em Nice é indispensável o transporte publico, já em Mônaco, o principal meio de locomoção são as pernas, e não tem jeito, você vai preferir andar mesmo, abaixo isso ficará mais claro.
Para ir de Nice para Mônaco você vai precisar comprar passagem de trem maior (internacional), SNCF é a empresa que gerencia esses trens, e na estação Nice-Ville estão os agentes do lado de fora oferecendo as passagens oficiais, coisa de EU$5 cada perna, sendo que pacote c/ mais pessoas possui desconto. Aqui são dois macetes, o primeiro é solicitar ida e volta "aller-retour" (ale e rotor), o segundo, quase que pulo do gato, é chegar cedo, antes das 09h00, perto das 10h00 a fila é gigantesca, assustadora na verdade, uma mega serpente pra fora da estação, mas se você pegar essa condição não desespere, parece que levará 2hs na fila, mas o trem é enorme, em 40min (no sol) você estará dentro, mas se chegar antes das 09h não haverá ninguém, a entrada é direta. Os agentes tentam direcionar pros vagões, não caia na deles, aperte o botão e abra a porta do vagão que tenha lugar para sentar-se, não se dirija pro fundão.
A volta é crítica, vai ter um mar de gente e os agentes lotam cada vagão no limite, cheio de torcedor bêbado e muitos bagunceiros disputando espaço, um verdadeiro inferno, a "manha" pra evitar stress é voltar nem tão cedo, nem tão tarde, o horário de ouro é entre 19h e 20h30. Antes disso vai ter fila de 1h nos tuneis se você vier para estação por baixo, voltando dos setores K,T,Z,O,P,X, etc. (a maioria) e depois, das 21h em diante, vão tentar reduzir 3 horários de trem em 2, socando os personagens mais peculiares e destruídos do dia em trens que deveriam vir passageiros sentados (vira lata de sardinha).
Alimentação
Boa notícia, da pra entrar nas tribunas com vários tipos de lanches, prepare o seu sanduba, recheie sua mochila de snacks, e não esqueça da água, porque mesmo num sol de 24C', cê vai torrar! Itens proibidos que é de interesse mais óbvio da segurança são vidros (garrafas, potes, frascos de remédio), imagino que tenha a ver com a facilidade de arremessa-los na pista, se trouxer, vai perder. A comida dentro do GP não tem o custo tão absurdo (entre +30 e 50%), problema é a fila, que facilmente pode chegar à 2hs, depende do setor que você escolher, então não dá pra apostar que vai conseguir comprar algo, depende sorte, melhor garantir e levar.
É possível sair do circuito, só guardar o ingresso, então nos intervalos entre as categorias (de 30min a 1h) vale a pena sair pra área externa pra comprar algo ou pegar uma sombra. Se algum dos dias você ficar nos setores K (do 4 ao 6 pelo menos) bem na saída/reentrada dele há um mercado repleto de sandubas, mini lanches assados, fritos, pizza, mega prático.
*É possível entrar também com sombrinha, achei estranho poder pois o vento pode carregar. Não superaquecer nas categorias pré F1 é essencial.*
tribuna T1
O prato pricipal: SETORES
O que foi escrito acima perde relevância quando se chega aqui, ao que realmente importa, e o mais difícil de decidir. Afinal, qual setores escolher? Em Mônaco eles chamam de "tribunas", e o mais legal é que você pode escolher ficar cada dia numa diferente, tendo várias experiências distintas. A seguir vou descrever a minha escolha e o quanto ela foi 95% perfeita. Levei meses pesquisando, peneirado vídeos do youtube de pessoas mostrando trechos de cada tribuna, para cada 30seg de acerto eram 20 vídeos de vídeogame e 10 de pessoas aleatórias caminhando sem rumo tentando explicar a cidade. Não foi 100% porque não acertamos onde seriam as batidas do Sergio Perez (Classificação, Sainte-Dévote, setor A1), do Hamilton (TL3, Mirabeau, setor C), e dos pilotos na corrida, como Stroll (locais sem arquibancada, miolinho entre cassino e túnel). Mas então onde são os lugares mais interessantes, e por que?
Dia 1, treino livre de sexta, meu primeiro contato visual com um F1 foi a 1 metro do bichão. Setor Z, geralzona, necessário chegar 1h30 antes para pegar lugar bacana, mas do TL1 pro TL2 consegue-se mudar de lugar, dá uma boa esvaziada. Repetindo, 1 metro dos carros, isso mesmo! Ruído no máximo, cheiro de gasolina no máximo, vento resultante do arrasto no máximo, máquinas passando a 250km/h numa pernada de distância. O único motivo para não conseguir esticar o braço e decepa-lo no carro é que colocam tela dupla de proteção, mas se quiser trepar no alambrado e pular na cara do Alonso, ninguém vai te impedir (ele como exemplo pois provavelmente ainda vai estar correndo daqui 10 anos, quando você estiver lendo).
Nesse trecho reduzem dos 250 para 180km/h, velocidade em que fazem a curva (a direita do vídeo, onde não mostrei no corte, coisa linda). Nesse setor é fácil conseguir comida e bebida (8 e 10 euros, sandubão 20cm e chopp 500ml), até sorvete ganhamos de graça, a moça sorveteira achou que a generosa amostra grátis de 2 bolas convenceria nossos corações a comprar dela.
Dia 2, TL3 e Classificação, Tribuna T1 (fileira da beirada, meia altura). Nessa localização temos o privilégio de dois trechos: eles surgindo na piscina, contornando um cotovelo minúsculo a 130km/h (ponto de possível batidas) e, vista vip pros boxes. Neste ponto, além de dois trechos, possibilidade de batidas e boxes, temos também um bom telão.
Em Mônaco, a classificação costuma ser o auge da emoção do fim de semana, e é entre Q1 e Q3 que algo especial acontece (e justamente nesse ano, 2023, foi considerado o Qualyfing mais eletrizante das ultimas décadas da F1, com a pole mudando 7 vezes de mão, com Ocon liderando e arrancando aplausos incrédulos/provisórios, e o Verstapen "roubando" o P1 do Alonso com cronometro zerado, recuperando improváveis 3 décimos nas últimas 2 curvas da pista -absurdo-).
Esse é um setor realmente especial, nem foto nem filmagem traduzem o quão pertinho você fica da ação. O vídeo anexo mostra abertura Q1 e os carros passando lentos, carregando bateria para abrir a volta rápida.
Dia 3, Corrida, Tribuna K6 (fileira superior, "gold"). Não há posição melhor para assistir a corrida, é o ponto perfeito, você estará no chamado coraçãozinho, onde se tem a maior visão geral, onde os carros fazem curva a 250km/h, com telão bem na frente, pra não perder nada, e a fileira gold te garante ver a pista do outro lado, a largada/chegada e saída dos boxes (R$300 a mais, vai por mim, melhor custo benefício não há, quando sobe o giro dos motores pra largada o pessoal das demais fileiras ficam alucinados desejando esse assento, tentam trepar em você na cara dura se deixar o mínimo espaço para espiarem). Assisti a corrida inteira em pé, acompanhando em 3 dimensões (vídeo anexo). Na reta eles passam a 300km/h, e pra brindar, São Pedro mandou a tão sonhada chuva nas ultimas 15 voltas. Para quem curte o barulho, Mônaco é o melhor lugar pra ouvir o som dos carros, se fosse um pouquinho mais alto obrigaria a usar protetor auricular, alguma pessoas mais sensíveis precisam usar. O som da Porsche cup é muito legal, são aspirados, ficam no meio entre o volume de F1 e F2.
printscreen do vídeo que fiz
setor Z
setor Z
tribuna T1
tribuna K6
tribuna K6
K6
T1
Z
tribuna K6
Os outros setores: O L é bem semelhante ao T1, fica um pouquinho mais perto dos boxes, mas não vê os carros de frente, apenas de indo, por isso preferi o T1. P,O e N são visão semelhante aos K, porém lado oposto, mas não possuem vantagem upgrade largada... O V pega saída da Rascasse e entrada boxes, não há muita emoção aqui, principal vantagem é o telão bem próximo. X é inicio do retão, vê pouca coisa. B é a tribuna mais cara, nada de especial para os carros ali, mas é a vista mais bonita porque pega o belíssimo cassino de fundo. Rochedo é a geral mais longe e "baratinha", não recomendo a menos que chegue muitíssimo cedo, aí consegue uma visão semelhante ao V. C é na entrada do túnel, seria minha quinta opção, as vezes se emborracham ali, há eventualmente tentativa de ultrapassagens, ou pelo menos, uns pegas. A seria minha quarta opção, e se voltar um dia será opção para corrida, pois é a primeira curva, onde há disputa e chance de muro. K1, 2 e 3 permitem uma outra experiencia do coraçãozinho, mas não pega largada, apesar de ter visão da reta. M é ao lado K6, só que mais embaixo e de frente. E acredito ser algo meio vip, não consegui identificar, há outras arquibancadas, mas é algo reservado pra vips do Automóvel Club. Falando em Automóvel Club, no site deles é onde você compras os ingressos em primeira mão, não espere pelo site oficial da F1, lá são as sobras, o lugar padrão e antecipado é no ACM (melhores lugares esgotam muito rápido, salve a pagina em lugar prático, entre toda semana, é difícil saber quando abrem as vendas e eles não avisam, as cadeiras Gold vendem nos primeiros 10 dias).
Extras
O primeiro bônus é: fazer o walktour da pista, pois não é todo circuito que você consegue acessar, então porque não aproveitar?! Leva 1h30 +- se ir de boas, tirando fotos se esfregando nos muros, catando borracha nas zebras. É cansativo pois os portões da pista são liberados ao final do dia e tem que ser no dia da Classificação, que abre mais cedo, 19h30 (pode mudar de ano pra ano).
Segundo: a coleção de carros do príncipe. Fica no porto, perto do setor K. É muito legal, uns 4 carros de F1 modernos, da pra chegar bem pertinho, uns F1 clássicos, vários de turismo e rali, além de alguns de luxo e exóticos.
Terceiro: a cidade em si. Vale muito a pena subir o rochedo e visitar o castelo do príncipe, a vista é fantástica. Pertinho fica o Museu e Oceanário, que teve participação e gerencia do próprio Jacques Cousteau (é a melhor visita da cidade, sensacional o lugar). Do mesmo lado, só que em baixo, tem outro porto, uns 30min de caminhada pra chegar no final dele, com vista para o Palácio Oceanário, que fica incrustrado nas pedras do mar do mediterrâneo (aqui se tem noção da beleza dessa construção). Também a praia, do outro lado, fica ã 15min a pé do setor A. Bacana para ver cidade bem de baixo, num lugar mais tranquilo, com pouca gente. No caminho de volta ou ida, há umas lojas de carros de luxo, quando fui tinha uma linda McLaren Senna com roupa MP4 Marlboro.
Qual câmera?
Para registrar qualquer viagem o meu conselho é ter, além de um celular, uma câmera que aproxime bem, assim você garante ambos os alcances: visão geral e close-up. As fotos dessa página foram feitas com 3 câmeras, a do celular, uma analógica de filme e, uma digital intercambiável. Qualquer câmera que possibilite a troca de lentes vai servir, de qualquer marca, o segredo é a possibilidade de acoplar uma teleobjetiva. O tal do ''zoom'' se consegue entre 100 e 300mm, essa é a característica de tamanho de lente a ser usada para aproximar bem de qualquer tema. É comum encontrar conjuntos completos por valores mais baratos do que um celular de penúltima geração. Kits usados custão metade do valor de novo, vale a pena. Qualquer combo câmera de R$1500 + lente de R$1000 fazem o serviço. exemplos mais encontrados no Brasil: